Dicas e Cuidados com seu Estofado

A sala de estar é o espaço de socialização da casa. É lá que recebemos as visitas, onde passamos tempo com nossa família ou amigos e descansamos após um dia de trabalho. Por isso não é raro descobrir manchas de comida, vinho, batom ou outras sujeiras no sofá ou na poltrona. Mas não se preocupe. A lavagem de estofados não é complicada, desde que seja feita a tempo e com produtos e métodos certos.

Confira aqui dicas caseiras para limpar seu estofado e deixá-lo com aspecto de novo. Mas lembre-se de ler as instruções descritas no rótulo e fazer um teste numa área pequena e imperceptível do estofado, antes de aplicar qualquer produto para evitar novas manchas indesejadas.

Limpeza de estofados: manchas de comida

Você pode utilizar um removedor de manchas especializado que limpa estofados. Certifique-se de ler as instruções no rótulo para encontrar o produto apropriado para o seu móvel, em seguida teste o produto em uma pequena área do móvel antes de aplicar sobre a mancha. Se não tem um removedor de manchas à mão, você pode tentar um desses métodos.

Como limpar estofados manchados de chocolate

Use um pouco de OMO Multiação diluído em água fria para tirar manchas de chocolate. Aplique um pouco dessa mistura sobre a mancha com um pano limpo e gentilmente pressione a mancha sem esfregar, pois isso pode fazê-la mais difícil de remover.

Como limpar estofados manchados de café

Coloque um pouco de água tônica numa esponja limpa e absorva a mancha com delicadeza, sem esfregar. Depois, seque com um pano limpo.

Como limpar estofados manchados com vinho tinto

Absorva o excesso do vinho derramado no sofá com um pano limpo. Em seguida, coloque sal ou bicarbonato de sódio sobre a mancha. Isso vai ajudar a absorver o que restou. Em seguida, você pode limpar a mancha utilizando um pano limpo umedecido. Por fim, você pode tentar utilizar uma mistura de OMO Multiação e água fria, aplicando sobre a mancha com o auxílio de um pano limpo e pressionando suavemente. Seque com um pano limpo.

Mais dicas para a lavagem de estofado

• Use a solução de limpeza adequada logo que a mancha surgir. Se descobrir depois de muito tempo, talvez seja uma boa ideia consultar um especialista.

• Não use muita força para esfregar a mancha ao fazer a limpeza de estofado, senão o tecido pode ser danificado.

• Cuide do seu estofado sempre. A cada 15 dias, aspire e limpe a superfície para evitar que fique encardida.

• Aplique um produto para selar o tecido do estofado. Assim da próxima vez que aparecer alguma sujeira a limpeza será ainda mais fácil.

Agora que você sabe limpar estofado, vai ser fácil deixar seu sofá, suas cadeiras e poltronas limpos e livres de odores. Receba seus amigos e descanse em um dos ambientes mais aconchegantes da sua casa, sem ficar preocupada com as manchas.